Artigos Crescimento Pessoal Infográfico

Maiores motivadores – Dor X Prazer

Motivadores - Dor X Prazer_ban
0

Em todas as atividades em nosso dia a dia sempre buscamos prazer e evitamos dor/esforço. Acredito que todos concordamos com essa afirmação.
Nosso cérebro automaticamente usa este esquema em todas as nossas decisões. O controle desse processo será determinante para o nosso sucesso.

Infográfico - Dor e prazer - Os maiores motivadores

Clique para ver maior

Você é capaz de controlar esses motivadores e ter total controle de suas ações?

Seguem alguns exemplos de tomada de decisão em que esses dois fatores estão presentes:

  • Praticar exercício físico
    • Dor/Esforço: O tempo entre a tomada de decisão e o início do exercício é o mais árduo. Nosso cérebro tentou nos persuadir dezenas de vezes a permanecemos na zona de conforto. Entretanto quando iniciamos a atividade física ele muda de opinião com a presença de endorfina e ficamos felizes com o esforço. Além de continuarmos a caminhada para o objetivo final.
    • Prazer: Embora tenhamos o desejo de nos mantermos saudáveis e buscarmos um corpo atlético. Muitas vezes perdemos a batalha para nosso cérebro e tomamos a decisão de permanecermos em nossa zona de conforto e desfrutarmos de prazeres como a televisão ou computador.
  • Seguir em uma rotina de dieta
    • Dor/Esforço: Resistirmos as tentações e prazeres oferecidos pela indústria alimentícia exige autocontrole e esforço em prol de nossa saúde e consequentemente de nosso corpo. Seguirmos a dieta irá nos guiar ao nosso objetivo final o qual será muito prazeroso.
    • Prazer: Somos o que diariamente comemos. A tentação somada ao prazer imediato de deliciarmos com um chocolate ou um hambúrguer são suficientes para arruinarem nossa dieta. Essa força controla muitas pessoas no caminho contrário da dieta frustrando a busca pelo corpo atlético e principalmente a boa saúde.
  • Criar a própria empresa – Empreendedorismo
    • Dor/Esforço: A escolha em seguir a vida de empreendedor as vezes demandará um esforço desumano. Sem dúvidas o dono é a pessoa que mais trabalha na empresa. É muito trabalho e responsabilidade todavia o prazer do sucesso mais tarde é sem dúvidas inestimável.
    • Prazer: Ter um emprego comum, como a maioria, é mais sensato, seguro e demanda menos esforço. Assim temos tempo livre para termos nossas atividades prazerosas o que até faz com que esquecemos o nosso antigo sonho de sermos donos de nossa própria empresa e termos mais comando sobre nossas vidas.
  • Procrastinar
    • Dor/Esforço: Temos diversas distrações na internet como redes sociais, notícias irrelevantes, vídeos e etc. Ter a capacidade de focarmos 100% no que tem que ser feito e nós trará benefício futuro ao invés de darmos algumas risadas é uma tarefa difícil de ser alcançada por muitos. Exige um grande esforço.
    • Prazer: Ao invés de fazer minhas atividades da faculdade ou as tarefas do serviço as quais não me darão prazer imediato, irei para o meu Facebook conversar com meus amigos e ver quantas pessoas curtiram meu status. Isso sim me deixará feliz. Em seguida posso ir ao Youtube para me distrair um pouco.
  • Escola
    • Dor/Esforço: Principalmente em nossa infância associamos ‘dor’ e sofrimento ao processo de acordarmos cedo e irmos para a escola. Pior ainda são os deveres de casa, pois ficamos impedidos de jogarmos videogame e assistirmos nosso desenho preferido. Contudo no futuro vemos que esse processo doloroso foi fundamental para nosso sucesso.
    • Prazer: Muitos adultos dizem que arrependem por não terem dedicado à escola no exato momento, durante a infância e adolescência. O objetivo principal naquele período era desfrutar atividades com os amigos. O estudo e escola eram sempre o último assunto. Agora eles são os últimos a serem selecionados por empresas.

Dor e Prazer são forças que estão em todas as áreas de nossas vidas e elas são grandes motivadores para nossas tomadas de decisões. Uma vez que ligamos prazer ou dor a alguma atividade, essa força irá controlar nossa vida. Mesmo que sentimos satisfeitos ao finalizarmos nossas tarefas, nosso cérebro comandará nossas ações em busca de prazer imediato e talvez estaremos mais uma vez procrastinando ao invés de estarmos fazendo o que realmente deve ser feito.

Melhore a sua vida agora! Ao invés de ser usado por essas duas forças, use-as. Mude seu comportamento e controle seu cérebro e consequentemente seu destino.

Some images made by Freepik.

Comments

comments

André Mello
Alguns me conhecem como jovem empreendedor em que aos 19 anos abriu a sua primeira empresa, outros me conhecem como o programador freelancer capaz de fazer qualquer coisa e outros como um jovem velho de 26 anos que aproveita intensamente cada milésimo desse maravilhoso mundo. Clique aqui e saiba mais...
Você também pode gostar
relacionamentos_toxicos
Guia rápido: Livrando-se de relacionamentos tóxicos
10 Atitudes para eliminar_banner
10 Atitudes que você deve eliminar de sua vida