Artigos Crescimento Pessoal

Guia rápido: Livrando-se de relacionamentos tóxicos

relacionamentos_toxicos
0

Todos conhecemos essas famosas frases:

“Diga-me quem são seus amigos, então te direi o seu futuro. ”

“Diga-me com quem tu andas e te direi quem tu és. ”

Essas verdades universais nos mostram que devemos ser cuidadosos na escolha e manutenção das pessoas as quais nos relacionamos. Esta regra vale para qualquer tipo de relacionamento, seja ele no trabalho, escola, vizinhos, família, cônjuge e etc.

drenar_sangueEles sugam nosso sangue!

Uma vez que pecamos em selecionar as pessoas que convivemos, inevitavelmente estamos desacelerando a nossa evolução e dizendo não às melhores oportunidades. Estamos dizendo não para uma carreira de sucesso, mais alegria, uma vida melhor, ou seja, a uma vida fenomenal pois esses indivíduos irão drenar nosso sangue, nossa energia.

Dessa forma estaremos inabilitados de buscar melhores oportunidades e algumas vezes estaremos até impedidos de perseguir os nossos sonhos.

Segue uma lista de 6 passos que uma vez utilizados lhe darão o poder de identificar e eliminar/transformar esse tipo de relacionamento que não está sendo benéfico para você.

1 – Identificando um relacionamento tóxico

Você já teve a experiência de estar em um grupo de amigos e não se sentir em seu habitat? Você acaba concordando com ideias que não acha corretas e tendo atitudes inesperadas. Entretanto pela pressão daquele grupo, você age desta forma para ser aceito.

Ou seja, deixamos de ser nós mesmos. Somos ‘coagidos’ a ter tais atitudes para sermos aceitos neste círculo.

Todos sabemos que a palavra “Eu” e “Mim” estão presentes em grande parte de nossas frases pois amamos falar de nós mesmos e compartilharmos nossas experiências. Esse fato é natural, todavia quando você conversa com aquele amigo em que todas as suas frases contêm esses dois pronomes. Ele simplesmente só fala e tem interesse nele mesmo. Ele não está nem um pouco interessado em você, o único interesse é falar e falar sobre a sua vida.

cachorro_egoista

Além disso há pessoas que carregam um tipo de energia que em sua presença nos sentimos fracos. Independente da energia que tínhamos, a partir do momento que nos encontramos com eles subitamente nos sentimos exaustos. Eles são uma espécie de sugadores de energia, pessoas que te deixam para baixo.

E finalmente temos aqueles que estão na torcida oposta. Quando compartilhamos as nossas conquistas, as nossas vitórias, eles não celebram conosco. Em alguns momentos eles até mesmo julgarão o seu mérito e no pior dos casos eles poderão atacar você. Eles são inseguros. Se ouvirmos a opinião deles, podemos nos privar do crescimento e da celebração de pequenas vitórias do dia a dia.

2 – Histórico do relacionamento

Errar é humano!

O nosso companheiro irá pisar na bola diversas vezes, mas é muito importante guardar um histórico.

Devemos estar conscientes dos momentos que nos sentimos inconfortáveis ao redor dessa pessoa. O número de vezes que ela não cumpriu a promessa. As situações em que não estávamos felizes pelo simples fato de estarmos com aquela pessoa.

A pessoa com a qual estamos nos relacionando irá cometer erros, mas caso ela cometa erros a maior parte do tempo é um indicativo que há algo de errado neste relacionamento.

A manutenção de um histórico será primordial na análise deste relacionamento.

3 – Reconhecendo as vantagens do relacionamento tóxico

Se você está dedicando o seu tempo para estar ao lado de alguém, tenho certeza que você está se beneficiando de alguma forma.

Em todo relacionamento estamos nos beneficiando de alguma forma.

Quando estamos com uma pessoa notavelmente inferior a nós e nossos amigos nos perguntam o porquê? Não temos a resposta, mas pense no simples fato de que no momento que você está com ela você se senti poderoso. Você tem o sentimento de ensina-la tudo e sempre ser o dono da informação/razão.

tirando_vantagemSempre há vantagens.

Este benefício pode ser a simples companhia oferecida provendo a você o sentimento de ter alguém e não se sentir sozinho.

Inúmeras vezes ouvimos indagações como:
” Por que você continua com esta louca? Ela é muito ciumenta, possessiva. Ela é totalmente ‘crazy’ “.
Geralmente ouvimos:
“ Ela é psíquica na vida e psíquica na cama também. Não irei deixar escapar o melhor sexo do mundo. ”

E finalizando pessoas que se relacionam pelo fato de seu companheiro pagar o seu estilo de vida. As vantagens financeiras obtidas deste relacionamento são enormes.

Após identificar todos os benefícios oriundos do relacionamento. Eu sugiro que você os relacione com seus anseios e analise se o que está ganhando é realmente o que você busca.

4 – Deixar de dar desculpas

Uma vez que você está com uma pessoa que gera stresse, exausta sua paciência e você não se senti à vontade. Quais os motivos que você continua com ela? Presumivelmente, você está gerando diversas desculpas a fim de justificar a permanência neste relacionamento.

Eu já cansei de ouvir histórias de amigos:

“ Ela erra muito mas eu me sinto feliz quando estou ao lado dela. “

“ O sexo que faço com ela é sensacional. Eu nunca irei achar ninguém como ela. “

“ Isso acontece com todos. Todos relacionamentos são assim, não há perfeitos relacionamentos. “

Um indicador que a nossa relação com determinada pessoa está sendo tóxica, inicia-se no momento em que começamos a criar justificativas para ele.  Essas justificativas mantêm você aprisionado, assim é importante você ter claramente em sua mente o que você quer desta relação. Se analisarmos friamente iremos descobrir que não está valendo a pena alocar nosso tempo para este relacionamento.

Este ponto nos leva até o próximo passo.

5 – Tornando claro o objetivo deste convívio

Quanto mais clara é a sua visão em relação ao relacionamento, mais fácil você poderá identificar relacionamentos tóxicos.

Responda essas perguntas a respeito de qualquer relacionamento, elas ajudarão você a elucidar as razões deste convívio:

– Minha visão para este relacionamento com fulano é ______________?

– Como eu gostaria de me sentir quando eu estou com beltrano?

– O que ciclano adiciona para a minha vida?

Após você responder a estas perguntas as lacunas deste relacionamento ficarão evidentes.

Em alguns momentos os seus anseios acerca do relacionamento podem não ser claros, entretanto eu tenho certeza que você sabe nitidamente o que você não quer. As atitudes que são inaceitáveis, o que você não está disposto a aceitar.

Assim apenas inverta as perguntas.

6 – Sendo firme e claro sobre o fim do relacionamento

Relacionamentos são cada vez mais construídos no mundo digital e o seu fim também pode ser realizado por meio de Facebook, SMS, Wathsapp e etc.

Por favor não faça isso!

Nada, absolutamente nada, substitui uma conversa pessoal, principalmente neste ponto crucial do relacionamento.

Dado que você tomou esta decisão isto significa que você refletiu bastante sobre isso. Vá direto ao ponto com a pessoa. Evite ficar rodeando o assunto.

Diga como você está se sentindo, quais eram as suas expectativas. Mostre claramente quais são as razões que motivaram você a tomar tal decisão. Seja claro.
fim_relacionamento

“ Deste jeito não está dando mais para mim ”

Chegamos ao momento crítico. Veja como o seu parceiro irá responder. A leitura de suas atitudes irá decretar o fim ou o recomeço.

O fim será decretado se ele demonstrar a mesma inclinação em terminar o relacionamento. Ele irá apenas assinar o que ele havia planejado e estava apenas executando o plano maleficamente aguardando a sua coragem de ter esta conversa.

Por outro lado, esse momento pode ser uma oportunidade de aprimorar o relacionamento. Uma oportunidade de mostrar ao seu companheiro os seus defeitos e vocês fazerem uma espécie de negociação a respeito do que deve ser eliminado, adicionado e transformado no relacionamento com o intuito de trazer felicidade novamente para a relação. Vocês podem trabalhar juntos para ‘arrumarem’ isso.

Conclusão

É importante a identificação dos pontos positivos e negativos do relacionamento e posterior comunicação acerca de sua visão sobre ele. Você deve ser claro sobre o que está funcionando e o quê deve não está funcionando. Você deve mostrar os seus anseios.

Você deve amar você antes de amar a outra pessoa ou o relacionamento. “ Eu amo você, mas eu me amo mais. ”

A habilidade de aprimorar o seu círculo de amizades será primordial para o seu futuro pois os seus relacionamentos desempenharão um importante papel em sua formação. Então seja consciente na escolha de suas amizades pois nós temos o dever de fazer O resto de nossas vidas O melhor da vida.

Eu tenho utilizado essas técnicas em todas as minhas relações e descobri que não é necessário passar por sofrimento durante muito tempo. Eu gostaria de ouvir a sua opinão sobre elas. O quê funciona e não funciona em sua opinião? O que você adicionaria?

Partiu e sucesso!

Comments

comments

André Mello
Alguns me conhecem como jovem empreendedor em que aos 19 anos abriu a sua primeira empresa, outros me conhecem como o programador freelancer capaz de fazer qualquer coisa e outros como um jovem velho de 26 anos que aproveita intensamente cada milésimo desse maravilhoso mundo. Clique aqui e saiba mais...
Você também pode gostar
quando_devemos_desistir
Quando Devemos Desistir – Infográfico
10 Atitudes para eliminar_banner
10 Atitudes que você deve eliminar de sua vida