Artigos Produtividade

10 Dicas para Aumentar Sua Concentração

10-dicas-aumentar-concentracao
0

Todos nós já passamos por momentos em que simplesmente não conseguimos ter foco em nossas atividades. Há momentos em que precisamos nos focar a fim de finalizar tarefas que estão próximas de se expirarem. Uma vez que não conseguimos nos concentrar as consequências sempre serão negativas. Para evitarmos essas situações, seguem dez dicas que irão aumentar sua habilidade de se concentrar em o que deve ser feito.

10 Truques que aumentarão sua concentração

1 Descanso ao Corpo

Aqueles dias em que você vai tarde para a cama e não provê descanso necessário para o seu corpo irão refletir em sua habilidade de concentração. Será difícil concentrar-se uma vez que o seu corpo não corresponde aos seus comandos. É muito importante ter em média 7-9 horas de sono diário. Isso o ajudará a concentrar-se e ter um dia mais produtivo.

2 Decidir O Que Deve Ser Feito

É impossível ter foco se você não sabe o que deve ser feito. É muito importante ter claramente em mente a atividade que deve ser executada, para isso é fundamental que você se planeje por meio de uma to-do list ou através de uma simples lista com os passos requeridos para um grande projeto. Isso pode parecer uma perda de tempo no início entretanto essa simples atividade trará resultados surpreendentes.

Eu particularmente utilizo e recomendo o Google Keep com o intuito de organizar a to-do list. Simples notes podem facilmente guiar você em busca de maior produtividade como: “To-do Hoje”, “To-do semana”, “Em espera” e “Quero fazer um dia”. Além disso você pode integrar facilmente o sistema on-line com o seu smartphone.

3 Desligar Distrações

Eu não quero saber o que está distraindo você, apenas pare com isso agora! Desligue o seu celular. Faça um voto de não checar o seu e-mail ou outras mensagens até que você termine o que você se propôs a fazer. Se você achar necessário, bloqueie o Facebook. Você irá ficar orgulhoso com o resultado.

Dica extra: Se você navegar na internet usando o Chrome, recomendo utilizar o plugin StayFocusd para realizar o bloqueiro de websites.

4 Crie o Ambiente Ideal

Qualquer um que já tentou estudar em um ambiente barulhento, com bebês chorando ou música, sabe da dificuldade de se concentrar neste território. Outro cenário é quando você tenta trabalhar em uma sala totalmente silenciosa isso não significa que você será mais produtivo. É muito difícil definir o ideal background sonoro na hora de trabalhar, o ideal é tentar encontrar o meio termo no qual você consiga focar e sentir-se imerso na atividade que está fazendo ao invés de ficar se distraindo.

É possível encontrar diversas pesquisas e artigos a respeito disso e ouso dizer que não há um consenso sobre qual trilha sonora é propícia a fim de aumentar o foco em o que deve ser feito. Eu particularmente já testei praticamente todos tipos. Finalmente, venho escutando há muito tempo Celtic Music com o intuito de esquecer do mundo ao meu redor e focar 100% em minha atividade. Isso tem me ajudado bastante. Para encontrar este tipo de música apenas vá ao YouTube e digite Celtic Music. E por fim quando vejo que estou desviando de meu objetivo vou para este site e me pergunto o porquê de estar desviando o meu foco.

5 Faça Agora

Faça agora mesmo! Não depois do almoço. Não amanhã e nem na próxima semana. Se você recebeu uma tarefa não fique postergando ou procrastinando. Apenas se concentre e inicie ela. Uma vez que você termine esse trabalho, você não terá mais que se preocupar com ele.

6 Atividade Física

Você sempre está trabalhando com o seu amigo inseparável ao seu lado? O café. Você está se entupindo de cafeína? O que você acha ao invés dessa rotina você iniciar uma atividade física, ao menos uma caminhada em torno do quarteirão. Quando você associa a cafeína com sua produtividade isto pode ter serias consequências negativas para o seu corpo. Entretanto atividades físicas farão você se sentir ligado e ativarão outras regiões de seu cérebro.

7 Alimentação Saudável

Está se sentindo cansado? Acreditando ou não, isso pode estar diretamente ligado ao seu café da manhã ou almoço. De acordo com a Society for Neuroscience, nozes e blueberries ajudam a manter o cérebro jovem ou até mesmo rejuvenescê-lo. Espinafre e cenoura são alimentos altamente energéticos e boas fontes de vitaminas. Uma vez que você come alimentos orgânicos o benefício será ainda maior. E se você ama peixes, isso o fará muito bem pois peixes são excelentes fontes de Omega-3.

8 Hidratação

Sentindo dificuldade de se concentrar? Talvez o motivo seja que você está desidratado. Você não está desidratado apenas quando você está com sede, um déficit de 1,5% de água em seu cérebro pode negativamente afetar sua concentração. Então antes de sua próxima atividade tenha certeza que seu corpo está 100% hidratado. Apenas em dúvida, tome um copo de água.

9 Respiração

A simples sensação de respirar fundo e sentir o ar entrando e saindo de seu nariz é excelente para sua concentração. Se você focar no modo o qual você respira, isso irá automaticamente aumentar a oxigenação de seu cérebro e consequentemente ajudar seu poder de foco.

10 Uma Nova Visão

Sem novas ideias ou soluções para seus problemas? Talvez você vem observando seus problemas durante há muito tempo. Reserve um tempo para observa-los a fundo, tente enxergar seus problemas com outros olhos, como se você tivesse deparando com eles pela primeira vez ou de modo que você é apenas expectador. Você poderá enxergar pontos os quais não tinha notado durante a primeira análise.

Conclusão

Concentração não é o alcance de um status zen mas sim uma série de fatores combinados os quais irão lhe ajudar na caminhada para o sucesso.

Adaptação do artigo 10 Tips for Boosting Your Concentration lido em MotivationGrid.

Comments

comments

André Mello
Alguns me conhecem como jovem empreendedor em que aos 19 anos abriu a sua primeira empresa, outros me conhecem como o programador freelancer capaz de fazer qualquer coisa e outros como um jovem velho de 26 anos que aproveita intensamente cada milésimo desse maravilhoso mundo. Clique aqui e saiba mais...
Você também pode gostar
Motivadores - Dor X Prazer_ban
Maiores motivadores – Dor X Prazer
quando_devemos_desistir
Quando Devemos Desistir – Infográfico